6 de fev. de 2010

O Anti-Folk

O Folk foi um movimento musical iniciado no meio dos anos 60, combinando elementos da música folclórica norte-americana, com o Rock, que estava em grande expansão na época, devido aos Beatles. Com a companhia de vocais diferentes do comum, o som é caracterizado principalmente pela quase predominante falta de efeitos dos instrumentos, elétricos ou não. O repertório, inicialmente, tinha canções baseadas no folclore, porem com influências maiores de cantores como Bob Dylan, as músicas cada vez mais tiveram cunho políticos-sociais que é caracterizado atualmente.

Com alguns vocais duvidosos e letras que tendem mais para assuntos do cotidiano, o Anti-Folk se torna singular nesses quesitos.

 

Violões, guitarras, baterias e pianos, são os principais instrumentos usados, e por causa da quase inexistência de efeitos, tornam as músicas leves, interrompidas as vezes por uma talvez falha nas gravações.

É um gênero que pega a seriedade politica do Folk Rock, e modifica-o do jeito que quiser. E, por isso, mesmo parecendo, não é fácil identificar características musicais, pois elas variam de artista para outro, inclusive entre faixas de um mesmo álbum. Mas tendem para músicas “cruas” ou experimentais. Geralmente zombam da seriedade e pretensão impostas pela “elite” da música.

Anti-Folk é considerado “underground”, pois costumam ser gravações independentes e artistas possuem poucos fãs. Mas, mesmo assim, se destacaram na trilha sonora de Juno, e vêm se popularizando, artistas como Kimya Dawson, Adam Green, Regina Spektor e Jeffrey Lewis mostram essa crescente popularização.

 

15 comentários:

  1. De anti-folk eu só conhecia Regina Spektor, ainda vou dar uma olhada nos outros artistas x)

    Gostei daqui,
    xx

    ResponderExcluir
  2. Ouve sim. \o
    É muito legal. :D

    :P

    ResponderExcluir
  3. comecei a gostar de musica anti-folk depois q li um livro chamado soul love no livro a menina jenna participava de uma banda do estilo anti-folk pesquisei e hj sou grande fã da musica anti-folk =D.

    ResponderExcluir
  4. eu tambem li o soul love e fiquei curiosa para saber o q é anti-folk.

    ResponderExcluir
  5. tb li o soul love epareceu mt legal aproveitei e dei uma olhadinha e estou amando

    ResponderExcluir
  6. nossa que FODA também li Soul Love foi o primeiro livro "grande" que li na minha vida , terminei de ler hoje peguei ele na biblioteca da escola nova foi o primeiro livro que peguei na biblioteca da escola , peguei na segunda e na quarta (hoje) terminei de ler , me interessei para saber o que era a música antifolk e agora estou aqui
    Mellyssa Carvalho
    Mucuri-BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi mellyssa meu nome e larissa ramos( manaus AM ), e to afim de fazer um grupo no facebook pra todos nos que lemos o soul love topa?

      Excluir
  7. Hahahaha que louco, todo mundo aqui leu soul love, mas o livro é muuuuuuito bom, assim como a musica folk

    ResponderExcluir
  8. Eta poha, eu também li soul love e é por isso que to aqui! E.E

    Livro bom ein, ahueahueahue XD

    ResponderExcluir
  9. Carolina Cunha14/2/14 20:02

    Também estou aqui por causa do livro Soul Love. E confesso que já conhecia essas duas músicas pelas trilhas de filmes, mas não sabia que se tratava desse gênero. A trilha de Juno é uma das que eu mais gosto. Adorei descobrir sobre isso.

    ResponderExcluir
  10. Lii soul love e ameii, por isso minha curiosidade por musica anti-folk

    ResponderExcluir
  11. hum eu tb lhi o soul love , kk e a curiosidade bateu e tb queria saber oque e musica anti folk ae e pensei em fazer um grupo pra todos os que leram o soul love entao quem tiver afim ai e so responder um abraço .
    -L

    ResponderExcluir
  12. MEU DEUS OS UNIDOS DE SOUL LOVE KAKAKSKS tambem conheci o anti-folk por causa desse livro

    ResponderExcluir